18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem início na sexta-feira (03/12) — Português (Brasil)

blank

Mobilizar crianças, jovens e famílias em torno da ciência e tecnologia, seus avanços e contribuições para o futuro, por meio de atividades lúdicas e inovadoras. Esse é o intuito da 18ª edição da Semana da Ciência e Tecnologia, que acontece de 3 a 10 de dezembro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. O evento é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Com o tema “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”, o evento trará atrações e estandes, distribuídos pelo Pavilhão, apresentando as principais tecnologias desenvolvidas pelo MCTI, unidades vinculadas, órgãos do Governo Federal e parceiros do evento, totalizando mais de 40 instituições. Além disso, durante a semana haverá a premiação dos alunos medalhistas das Olimpíadas do Conhecimento.

“Eu vivo falando isso, que a ciência e tecnologia é transversal, nós ajudamos aqui como uma caixa de ferramentas, nós ajudamos todos os outros ministérios a cumprirem seu papel, ou seja, nós temos tecnologia na agricultura, nós temos ciência, muita ciência, na agricultura também, ou no agronegócio como um todo. Nós temos ciência, novos materiais como grafeno, nióbio, na Infraestrutura, nas construções, nós temos na Defesa, nós temos na Saúde, tanta coisa tem sido feita”, detalhou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

Durante os oito dias de evento, a Semana da Ciência e Tecnologia abordará temas como o enfrentamento da crise sanitária causada pela Covid-19, tecnologias e seu impacto nas profissões do futuro, inclusão e acessibilidade, programação de jogos, satélites nacionais, biodiversidade e outros. Além disso, o evento trará oficinas de construção e lançamento de foguete de garrafa, de libras, gastronomia, informática e robótica, além de atrações musicais e até torneios.

Confira a programação aqui. [Link: https://semanact.mcti.gov.br/]

O diretor de Promoção e Difusão da Ciência, do MCTI, Daniel Lavouras, ressaltou a importância do evento para levar perspectiva para as crianças e jovens que vão passar pelo pavilhão, apresentando a ciência como uma oportunidade. “É imprescindível que nós possamos sensibilizar as nossas crianças, fisgá-las a partir dessa curiosidade científica que é natural, é intrínseca a todo ser humano. Esse pavilhão enorme vai estar permeado de atividades interativas, de oficinas, de palestras, de coisas legais para ver. Então é um convite”, enfatizou.

“A partir dessa curiosidade natural, as crianças, os jovens, os estudantes, se motivam e podem desenhar, elas aspiram as coisas, ‘eu quero ser astronauta’, ‘eu quero ser cientista’, ‘eu quero ir para as forças armadas’, então vai estar exposto lá toda ciência que está por trás de tudo”, completou.

Programe-se

Acompanhe a semana de exposições de 3 a 10 de dezembro. O evento é gratuito e voltado para toda a família. Durante a semana o Pavilhão abre às 8h30 e vai até as 19h. No fim de semana, os portões abrem às 10h e fecham às 19h. Quem pretende passar o dia por lá, poderá contar com uma praça de alimentação.

“Convido toda a comunidade de Brasília e região para visitar a feira. Será muito importante para o futuro dos nossos jovens. Pais, levem seus filhos. Professores, estimulem e levem seus alunos”, finalizou o coordenador-geral de Promoção do Ensino de Ciência do MCTI, Roberto Freitas.

Fonte: Gov.br

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!