NOVO GOLPE DE CLONAGEM DO WHATSAPP UTILIZANDO AGENDAMENTO DE VACINA

Novo golpe no whatsapp utiliza a vacinação como desculpa

Os golpistas estão sempre inovando, buscando todos os meios para clonar sua conta do whatsapp.

Utilizando a falta de informação ou informações contraditórias que circulam na internet, facilitam a ação destes golpistas com a desculpa de facilitar a vacinação das pessoas. Cibercriminosos entram em grupos de diversos assuntos, e buscam pessoas que estejam preocupadas com as vacinas, com datas e até informações básicas que julgam como uma possível vítima para aplicar seus golpes.

Recentemente, uma nova modalidade de obter os códigos de acesso do whatsapp, que é enviada para o celular do proprietário, está sendo utilizada; a marcação/agendamento para aplicação da vacina contra a Covid-19.

Como funciona este golpe

Ao localizar sua vítima, o golpista entra em contato se passando por um funcionário do Ministério da Saúde ou até secretarias estaduais e/ou municipais, mencionando que está entrando com contato para facilitar/agendar a vacinação desta pessoa e que para facilitar o atendimento, enviou um código que deverá ser informado logo assim que receber o SMS.

Muitos, de forma despercebida, acabam passando o código que recebeu neste momento, enquanto o golpista continua conversando com a vítima para tirar sua concentração.

Ao passar o código, o golpista terá acesso ao seu número em outro aparelho e logo, a vítima ficará sem o seu número no aplicativo, não tendo amis acesso (perdendo o whatsapp).

Neste momento, ele terá acesso a todos com que conversou, sua agenda e acesso a todos os grupos que você participa e neste momento entrará em contato cm seus amigos pedindo dinheiro, favores ou apenas utilizando seu número para clonar novos números.

Como evitar estes golpes

  • A regra básica é nunca informar nenhum código que chegue em seu aparelho, se foi enviado para você, ele é seu e de mais ninguém. Estes códigos funcionam como senhas de banco, liberando acessos em seu aparelho, por este motivo, NUNCA INFORME a terceiros.
  • Ative a confirmação em duas etapas e forneça um endereço de e-mail para que você possa redefinir seu PIN caso o esqueça.

Para maiores informações de como configurar em duas etapas, acesse o link abaixo ou copie e cole em seu navegador se assim preferir (explicativo oficial do whatsapp).

https://faq.whatsapp.com/general/verification/about-two-step-verification?category=5245245

=========
Quer informar um evento, pessoas e/ou animais desaparecidos ou o que acontece no seu bairro, na sua rua?
Envie para o whatsapp (21) 99887-0188
https://wa.me/5521998870188

Grupo (Whatsapp) exclusivo para recebimento de notícias Saquarema TV:
https://chat.whatsapp.com/EpvPgx59xaMGhG4QkqSIRY

Grupo (Telegram) exclusivo para recebimento de notícias Saquarema TV:
https://t.me/saquarematv

=========

#saquarema #saquarematv #regiaodoslagos #turismo #cultura #arte #comunidade #trabalho #resgate #segurança

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!