Via fechada para obras de pavimentação em Jaconé

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Obra de pavimentação em Jaconé - foto: Luiz Camões

Nesta sexta-feira (21), quem passou por Jaconé, cruzando o bairro ente Av Beira Mar e Sampaio Correia encontrou parte da Rua Noventa e Seis fechada.

A Prefeitura está realizando uma obra no trecho da Rua Noventa e Seis com esquina da Rua 19, na altura da Escola Municipal Ismênia de Barros Barroso. Esta obra, pelo que tivemos acesso, é uma obra de melhorias para a localidade, com a criação de Passagem sinalizada com pavimentação piso intertravado.

Obra de pavimentação em Jaconé – foto Luiz Camões

O piso intertravado é um tipo de pavimento em que o revestimento é formado por blocos de concreto com intertravamento por areia de selagem. As cargas a que o pavimento é exposto são distribuídas pelos blocos e resistidas em conjunto, não se desloca lateralmente, nem rotaciona, nem translaciona.

As vantagens no uso desse pavimento são as seguintes:

  • A presença de pigmentos em cores diversas permite explorar diversos acabamentos arquitetônicos, podendo valorizar um parque ou praça. Em termos funcionais, a coloração permite o destaque visual em pisos podotáteis ou a produção de sinalização permanente, reduzindo custos com a manutenção de pinturas (o que rapidamente se perde, em pavimentos asfálticos, em função do tráfego).
  • A integridade do material de revestimento é mantida, o que faz com que ele seja reaproveitável após manutenções, e não apresente problemas funcionais e estéticos (outros pavimentos ficam marcados e se introduzem fissuras que podem levar à deterioração mais rápida).
  • Como as peças são pequenas, evita-se o aparecimento de juntas não planejadas que ocorrem em pavimentos de concreto para o alívio de tensões.
  • A capacidade de reaproveitamento permite não só reutilizar no mesmo local, mas caso haja a necessidade de mudar algum caminho ou acesso, os blocos podem ser realocados. Isso reduz a geração de entulhos e consequente necessidade e custo de disposição.
  • Como componente industrializado, auxilia os empreendimentos de construção por reduzir tempos de fluxo e outras perdas no interior do canteiro de obras, permitindo maior geração de valor ao cliente (princípio da construção enxuta ou lean construction) e enxugar o tempo de entrega.
  • Diminui-se a necessidade ou mesmo se eliminam algumas estruturas de drenagem superficial. Além de se reduzir picos de vazões de enchente à jusante do pavimento, promove-se um efeito natural de filtragem de águas ao passar pelo pavimento. A não acumulação de água sobre o pavimento também o torna mais seguro, principalmente ao refletirmos que caminhos concretados facilmente apresentam concavidades indesejadas.
  • A característica de reaproveitamento obriga o uso de mão de obra com trabalho manual. Considerando instalações diversas mantidas por concessionárias, essa é uma condição que evita graves acidentes como os registrados quando há choques de máquinas de escavação em gasodutos (com máquinas se perde a sensibilidade necessária no manejo, o que levaria ao risco).
  • A estrutura de um piso intertravado é menos espessa do que outros modelos de revestimento, demandando menos de bases e sub-bases para a compatibilização de deformações.
  • Em passeios de jardins ou vagas de estacionamento, a opção vazada com gramíneas pode ser utilizada. Ela possui desempenho térmico similar a uma superfície completamente gramada, permite maior drenagem de águas do que o bloco fechado e estabiliza a superfície.
  • Há boa resistência à manchas de combustível, óleo ou à abrasão.
  • A rugosidade da superfície não é capaz de causar desconforto aos cadeirantes durante as atividades diárias.
  • Logo após estar pronto é possível permitir o tráfego. Isso evita problemas indesejáveis como marcas em profundidade (pegadas, patas, assinatura datada do pedreiro) ou resíduos de pavimento que grudam em veículos.
  • A vida útil considerada em projeto é igual àquela proposta para pavimentos em placas de concreto de cimento Portland, de vinte anos, e superior àquela considerada em pavimentos asfálticos (de até dez anos, desconsiderando excedentes de carga e outros fatores).
Texto e fotos: Luiz Camões
Dados do piso intertravado: Escola Engenharia

 

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