Aplicativos móveis facilitam acesso a serviços da CAPES — Português (Brasil)

blank

A CAPES, fundação vinculada ao Ministério da Educação, desenvolveu sete aplicativos móveis para facilitar o acesso de seus usuários a dados, informações e serviços da Fundação. As ferramentas estão disponíveis para tablets e smartphones e podem ser baixadas em sistemas IOS e Android, nas lojas do Governo Federal da Apple Store e da Play Store, do Google. O acesso aos aplicativos é feito pelo login único do Governo Federal.

O Bolsista CAPES permite que o usuário faça a implementação de sua bolsa a partir do próprio aplicativo, consulte informações sobre seus benefícios, em andamento ou concluídos, dados bancários e histórico de pagamentos. Já o Pesquisador CAPES permite que o beneficiário de auxílio-pesquisador (AuxPe) visualize informações do seu projeto, acompanhe a situação dos processos – como cronograma financeiro, plano de aplicação e dados do cartão – e consulte sua prestação de contas.                                                                                                                                                      

Pelo aplicativo Periódicos, o usuário acessa o acervo do Portal de Periódicos da CAPES. É possível realizar buscas rápidas por assuntos, periódicos, livros e bases, além de navegar em websites referenciados pelos resultados das pesquisas, que são feitas via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). O Portal é a maior base virtual de apoio à pesquisa do Brasil, com a oferta de conteúdo científico nacional e internacional, como teses, dissertações, normas técnicas, patentes e material audiovisual, entre outros.

Há também o app EduCAPES, que facilita o acesso ao portal de objetos educacionais abertos da Fundação, com milhares de produtos de aprendizagem, como livros didáticos, textos e imagens, entre outros conteúdos de apoio à pesquisa e ao ensino, que têm licenciamento aberto, publicados com autorização expressa do autor ou que estão sob domínio público.

O SisUAB é sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Pela navegação em um mapa interativo, alunos e professores de graduação e pós-graduação podem encontrar as instituições de ensino superior (IES) associadas e os polos da rede espalhados por todo o País. É possível fazer buscas avançadas por localização, região e grau dos cursos, por exemplo, além de visualizar detalhes como endereço e contatos, e os cursos oferecidos em cada polo.

Voltado para os pró-reitores das instituições de ensino superior brasileiras, o Sucupira Pró-Reitor permite o acesso a dados institucionais preenchidos por seus coordenadores de programas de pós-graduação (PPG). Também oferece a opção de busca rápida, por programas, professores e alunos, além de permitir a verificação de pendências, estatísticas e mudanças em cada PPG.

O mais novo aplicativo lançado pela Fundação é o Talentos CAPES. O app foi criado para ampliar as conexões acadêmicas e profissionais de ex-bolsistas da CAPES, ao apresentar às empresas os trabalhos realizados no exterior durante seus mestrados ou doutorados. Os próprios autores dos trabalhos são responsáveis por criar e atualizar seus perfis.

Todos os programas passam por testes e melhorias constantes. É importante mantê-los atualizados para aproveitar ao máximo suas funcionalidades.

 

Com informações do CAPES

Fonte: Gov.br

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!