Após repercussão sobre desligamento do supercomputador, Impe informa substituição

blank
Foto: Impe
Custo foi de US$ 729 mil e a máquina deve ser entregue em até 60 dias.

Principal dispositivo do Inpe para previsões climáticas, o supercomputador Tupã consome R$ 5 milhões em energia ao ano para funcionamento e resfriamento.

O possível desligamento por falta de dinheiro do supercomputador Tupã, responsável pelo monitoramento da previsão de tempo, de clima sazonal e projeções de cenários de mudanças climáticas no Brasil, ganhou força nas redes sociais com a preocupação dos dados gerados e um possível “apagão” de informações. Em resposta, o Governo federal afirmou que não existe o risco de apagão de dados sobre as condições climáticas no país a partir desse desligamento.

Apesar do anúncio do substituto do Tupã, a mudança não será uma solução definitiva para a garantia da qualidade de desempenho do equipamento. Gilvan Sampaio de Oliveira, coordenador do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), órgão do próprio INPE, afirmou que o novo supercomputador é um “paliativo”, uma solução “só para manter os serviços” em funcionamento.

A afirmação foi dada em audiência pública sobre a crise hídrica realizada na Câmara dos Deputados nesta terça. De acordo com o profissional, o instituto fez diversas tentativas desde 2014 para obter recursos para aquisição de um novo supercomputador, ainda mais avançado que o Tupã, mas não obteve sucesso.

 


A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Portal Saquarema TV e do autor. Para uso de arquivos de vídeo ou fotos devem ser creditadas com o nome do  proprietário citado na matéria e Saquarema TV

=========
Quer informar um evento, pessoas e/ou animais desaparecidos ou o que acontece no seu bairro, na sua rua?
Envie para o whatsapp (21) 99887-0188
https://wa.me/5521998870188

Grupo (Whatsapp) exclusivo para recebimento de notícias Saquarema TV:
https://chat.whatsapp.com/EpvPgx59xaMGhG4QkqSIRY

Grupo (Telegram) exclusivo para recebimento de notícias Saquarema TV:
https://t.me/saquarematv

=========

#saquarema #saquarematv #regiaodoslagos #comunidade #turismo #cultura #arte #trabalho #segurança #saqua #saquatv #riodejaneiro #lindapornatureza

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!