Blindados na era Covid, uma proteção bem diferente “para Saquarema”

blank
Foto: Range Rover Sentinel, SUV blindado/Divulgação

De acordo com o site Coronavírus Brasil do Governo Federal, o Rio de Janeiro acumula 612.980 casos de infecção por Covid-19 e até o presente momento, 34.586 óbitos confirmados, com informações atualizadas nesta quarta-feira, 17/03/2021 às 19:40.

Com sua população estimada de 90.583 mil moradores, os Saquaremenses observam Municípios próximos reativarem e criarem novas medidas de segurança contra a propagação do Covid-19, restringindo acessos, limitando contatos e buscando meios de proteção para a sua população e até comércio, impedindo a propagação do vírus e evitando medidas drásticas de fechamento total dos serviços.

Fonte: IBGE

Os Saquaremenses buscam meios de conviver com o “novo normal”, esperando investimentos e atitudes dos administradores do Município que favoreçam a saúde de seus moradores e a continuidade dos serviços na cidade. Mas um “investimento” específico chamou a atenção das redes sociais nestes últimos dias, e apelidado como “Blindado Covid”.

Dois (02) veículos com blindagem Nível 3A, último nível da tabela abaixo, capaz de suportar tiros calibre 7.62 de fuzis FAL, AR-15 ou AK-47, Motor Turbo, capacidade para sete pessoas, Câmbio Automático, Tração 4×4, Ar Condicionado, Direção Hidráulica, Vidros e Travas Elétricas, Sistema de ABS, e Air bag duplo na parte dianteira.

Confira a relação dos calibres suportados em relação ao nível de blindagem adotado:
Norma – ABNT NBR 15000/2005 – Nível de proteção do sistema de blindagem quanto ao impacto balístico. Fonte: InovaGlass

Consultamos o Portal da transparência da Prefeitura, e as informações contidas e disponibilizadas abaixo, menciona que os veículos serão para utilização dos representantes Oficiais da Prefeitura Municipal de Saquarema sem, no entanto, especificar quais os representes.

PREGÃO PRESENCIAL 020/2021 – LOCAÇÃO DE 2 (DOIS) VEÍCULOS SUV UTILITÁRIOS BLINDADOS

Secretaria de: Governo
No. Processo: 2477/202
Data: 26/03/2021
Hora: 10:00
Objeto: SERVIÇO DE LOCAÇÃO DE 02 (DOIS) VEÍCULOS SUV UTILITÁRIOS BLINDADOS.
Valor Estimado: R$ 581.520,00

Link para o Edital

A página rlagosnoticias.com.br disponibilizou o texto no qual o Governo Municipal justifica os gastos por conta dos elevados índices de violência em torno da região e aos “altíssimos” índices no Estado. O secretário de governo José Carlos Martins, responsável pelo Edital, frisa que “carro blindado para autoridades deixou de ser luxo em Saquarema”, diante da necessidade de se manter à integridade física dos representantes oficiais da prefeitura. O pregão presencial que vai definir a empresa vencedora está marcado para o próximo dia 26 de março.

A redação do Saquarema TV entrou em contato com o Governo Municipal – Secretaria de Comunicação Social ainda pela manhã, mas até o fechamento desta matéria não recebemos nenhum retorno sobre qualquer informação adicional referente ao Edital 020/2021 No. Processo: 2477/202.

A página Saquarema TV tem a obrigação em informar e levar aos seus leitores a imparcialidade dos fatos, e transparência. Sabemos do momento que passamos e as necessidades da população, e os valores investidos na cidade. Temos certeza que o momento não é propício e nem justificável para tal pregão, ou existe alguma informação que o Saquaremense desconhece?

As informações destes texto estão disponíveis em seus links supracitados ou se preferir, estarão a seguir, no qual poderão copiar o endereço e colar em seu navegador.

Coronavírus Brasil – Ministério da Saúde
https://covid.saude.gov.br/

População estimada
https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rj/saquarema.html

EDITAL VEÍCULOS SUV UTILITÁRIOS BLINDADOS
https://licitacoes.saquarema.rj.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/EDITAL_PP_020-2021.pdf

 

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!