CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA EM SAQUAREMA

blank
A Secretaria recebeu três mil doses da vacina para aplicação gratuita

A Prefeitura de Saquarema, por meio de sua Secretaria de de Agricultura, iniciou nesta semana a campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo o município. Além de oferecer a vacina na própria secretaria, disponibiliza estrutura de vacinação direto nas propriedades.

A Prefeita de Saquarema, Manuela Peres, esteve na secretaria e conversou com o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Saquarema, Wellington Magalhães de Matos onde gravaram um vídeo explicativo para os produtores e com informações importantes para a realização da vacinação.

 

Os pecuaristas e produtores devem procurar a Secretaria de Agricultura para orientações e para obter todo o suporte para a vacinação. A Secretaria fica na Rodovia Amaral Peixoto, km 54, em Sampaio Corrêa.

A febre aftosa é uma doença viral, muito contagiosa, de evolução aguda, que afeta naturalmente os animais biungulados* domésticos e selvagens: bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos.

É uma das doenças de maior impacto na sanidade animal. A ocorrência de focos da doença determina o fechamento das exportações, tendo em vista ser uma doença classificada pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) como transmissível e com alto e rápido potencial de disseminação.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Saquarema, existe uma história ao combate de sucesso a esta doença em Saquarema.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA EM SAQUAREMA

1991: Saquarema inicia a Campanha de combate a febre aftosa com a compra e distribuição de 1000 doses;
1994: O Rio de Janeiro começa a incentivar Campanhas de Vacinação em todo o Estado;
1997: Último Caso de febre Aftosa noticiado no Estado;
– Saquarema alcança 99% de índice vacinal, com média de distribuição/aplicação de 5000 vacinas
– Duas vezes por ano
2011: Saquarema presta homenagem aos 20 anos de campanha contra a febre aftosa realizados pelo Governo Municipal com índices de 99,5% de vacinação do rebanho bovino em evento na Secretaria Municipal de Agricultura
2016: Há necessidade de na vacinação, visto que este processo pode ser suspenso na próxima etapa, permitindo que o estado fique livre da vacinação por não existir mais a possibilidade de contaminação.

Na campanha promovida pela Secretaria, todos os animais são vacinados, desde que o proprietário faça a solicitação, mesmo aqueles que tenham 1 ou 2 animais em suas propriedades. A responsabilidade pela vacinação dos animais, é do proprietário.

A proposta da Secretaria em realizar a Campanha, além de manter a erradicação desta enfermidade no Município, é de garantir ao produtor a comercialização aos seus produtos.

A Secretaria informa, que produtores em desacordo com com a legislação sanitária, poderão sofrer sanções e serão impedidos de desenvolver suas atividades no Município e ressalta a importância da distribuição da vacina e todo o apoio que disponibiliza aos produtores de Saquarema.

A vacina encontra-se disponível na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Saquarema, localizada na Rodovia Amaral Peixoto, km 54, em Sampaio Corrêa.

Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Saquarema. Imagem: Google Maps

*Os caprinos e ovinos são animais biungulados pois possuem duas unhas ou dedos.

Vale a pena ler de novo! Crescimento excessivo do casco de animais confinados
Créditos: Milk Point

 

Por Luiz Camões
Fonte: Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Saquarema
Vídeo: Perfil pessoal da Prefeita Manoela Peres @manoelaperes

 

A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Portal Saquarema TV e do autor. Para uso de arquivos de vídeo ou fotos devem ser creditadas com o nome do  proprietário citado na matéria e Saquarema TV

=========
Quer informar um evento, pessoas e/ou animais desaparecidos ou o que acontece no seu bairro, na sua rua?
Envie para o whatsapp (21) 99887-0188
https://wa.me/5521998870188

Grupo (Whatsapp) exclusivo para recebimento de notícias Saquarema TV:
https://chat.whatsapp.com/EpvPgx59xaMGhG4QkqSIRY

Grupo (Telegram) exclusivo para recebimento de notícias Saquarema TV:
https://t.me/saquarematv

=========

#saquarema #saquarematv #regiaodoslagos #comunidade #turismo #cultura #arte #trabalho #segurança #saqua #saquatv #riodejaneiro #lindapornatureza

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!