Conheça medidas para assegurar a qualidade na produção de peixes — Português (Brasil)

blank

Na piscicultura (criação de peixes), medidas de biossegurança e boas práticas de manejo são essenciais para assegurar a qualidade dos peixes e a melhoria das condições sanitárias. Pensando nisto, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) preparou algumas orientações sanitárias para a prevenção de doenças que provocam mortalidade dos peixes e redução na qualidade do pescado.

As orientações foram reunidas em um episódio do programa Prosa Rural, por meio do qual, em cada episódio, a Embrapa mantém diálogo direto com o produtor e agricultor. A primeira dica é verificar se o local e a qualidade da água são adequados para o cultivo da espécie escolhida. O produtor pode consultar, com a assistência técnica do município ou da localidade, o tipo de peixe indicado para a região (e se há água limpa e de qualidade para a produção). Essa medida evita estresse e mortalidade dos peixes.

Também é importante comprar ração de qualidade e armazenar em local adequado para evitar fungos. Isso evita doenças nutricionais e melhora o desempenho dos peixes cultivados. Além disso, o produtor deve evitar a superpopulação nos viveiros. O controle populacional ajuda a garantir a qualidade da água e diminui a dispersão dos agentes causadores de doenças, principalmente bactérias e parasitas.

As orientações são resultado de estudo sobre a situação das pisciculturas do Estado do Amapá, mas podem ser seguidas em todo o país, segundo o pesquisador da Embrapa Amapá, Marcos Tavares. “Durante dois anos acompanhamos dez pisciculturas de Macapá (AP) que produziam tambaqui, tambacu, tambatinga e pirarucu. Acompanhamos o manejo sanitário, orientando produtores e analisando as espécies e os parasitas na água”, relata Tavares.

Confira mais detalhes sobre estas e mais no episódio do Prosa Rural sobre manejo sanitário na piscicultura.

Com informações da Embrapa

 

 

Fonte: Gov.br

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!