Conheça os tipos e características de contas bancárias oferecidas pelos bancos — Português (Brasil)

blank

Instituições bancárias oferecem três tipos de conta: a conta de depósitos, a conta-salário e a conta de pagamentos. Conhecer cada uma, seus serviços e características é essencial para saber qual atende melhor suas necessidades. Confira:

O tipo mais comum é a conta de depósitos, que pode ser de dois subtipos. A conta de depósitos à vista é a famosa conta corrente. Com ela, o cliente pode realizar pagamentos, transferir recursos e realizar operações de crédito ou aplicações financeiras. O outro tipo é a conta-poupança, usada para aplicação de valores que geram rendimentos mensais.

A segunda modalidade é a conta-salário. Esta não pode ser aberta diretamente pelo cliente pessoa física, somente pelo empregador, para depositar o salário. Esse tipo de conta também pode ser utilizado para receber pagamento de bolsas, aposentadorias, pensões e outros valores. “Mas atenção: a conta-salário não serve para pagamentos de benefícios do INSS”, alerta Giselle Afonso, coordenadora de comunicação do Banco Central.

Dependendo do acordo feito entre o empregador e o banco, a conta-salário também pode ser utilizada para realizar saques, programar débitos automáticos de contas de água, luz e telefone e também para pagamentos por meio de cartão. O consumidor também sempre pode fazer a portabilidade do salário para outro banco que for mais conveniente.

O terceiro tipo de conta é a de pagamentos. Esta só pode ser utilizada para pagamento de contas e boletos, realização de Pix, Ted e Doc, e também para transferências de recursos a outras contas. As contas de pagamento podem ser abertas em bancos ou instituições de pagamentos, instituições não financeiras que realizam serviços de pagamentos sem necessidade de abrir uma conta no banco.

Confira os bancos e instituições de pagamento autorizados pelo Banco Central:
https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/encontreinstituicao

Saiba mais sobre os tipos de conta bancária e descubra qual atende melhor suas necessidades: https://www.youtube.com/watch?v=yATjA3n9q5w&t=116s

Com informações do Banco Central

Fonte: Gov.br

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!