Dia do Jornalista, nada para comemorar em Saquarema

blank
Créditos: Maven Adaptação: Luiz Camões

Dia do Jornalista, nada para comemorar em Saquarema

O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil.

Giovanni Badaró foi médico e jornalista, e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.
Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista.

Nota do redator

Em Saquarema, a comemoração referente ao profissional foi esquecida justamente por aqueles que atuam na área. A profissão encontra-se em um momento polarizado e até desacreditada, tendo o efeito Fake News, que por muitas vezes tem sua origem por pessoas de fora da profissão.

Os profissionais que atuam e buscam transmitir a informação devidamente apurada seja in loco ou dependendo de confirmações de outros colegas de profissão, acabam encontrando barreiras, muitas destas sem saber o real motivo.
Até podemos imaginar, mas sabemos que o favorecimento não prejudica esta ou aquela pessoa, mas toda a sociedade pela falta de informação e acaba gerando a dependência de uma única fonte, e todos nós sabemos o efeito do monopólio.

Com a recente criação e tendo seu crescimento cada vez mais rápido, o Portal de Comunicação Saquarema TV, tem por objetivo, divulgar e favorecer condições para o desenvolvimento da região, possibilitando a melhoria para todos os seus moradores; seja por conhecimento do Município que reside ou divulgando as condições que favoreçam para que empresários tenham interesses em investir na região.

Sabemos que o recém chegado nem sempre é bem visto, que não tem história local, mas entender o propósito é fundamental para que a mídia seja uniforme e agregue ideais à cidade, seus cidadãos e aos ideais da administração para que possamos divulga-la em suas boas ações junto a comunidade.

Neste 07 de abril de 2021, em Saquarema, o jornalismo sai enfraquecido. Esperamos dias melhores, e que a comunicação entre os profissionais sejam direcionadas ao patamar ideal a favor da sociedade.

O Portal de Comunicação Saquarema TV cumprirá a sua missão em informar em prol da população, mesmo que setores da gestão atual não acompanhem a proposta de informar por igual.

Luiz Camões
Jornalista
Saquarema TV (saquarematv.com.br)
Defesa News (youtube.com/defesanews)
Defesa TV (www.defesa.tv.br)

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!