Emoção e muita disputa definem o penúltimo dia de Jogos Escolares — Português (Brasil)

blank

Os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) terminam na sexta-feira (5), mas a festa de encerramento das competições aconteceu na noite de ontem (3). O Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, recebeu centenas de estudantes e profissionais das equipes das delegações, e foi palco de convidados e estrelas do esporte nacional para a cerimônia de despedida. A festa contou, ainda, com show da banda Melin.

Apesar da cerimônia de encerramento, as disputas continuam e trazem medalhas, além de muita emoção aos estudantes-atletas.

Badminton

Esporte semelhante ao tênis, o badminton é praticado por dois ou quatro jogadores com raquetes e uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie. Após três dias de disputas da modalidade nos Jogos Escolares, o Rio de Janeiro foi o grande destaque e garantiu o título por equipe, tanto no masculino, como no feminino.

Foram disputadas partidas simples e de duplas, nas categorias masculina, feminina e mista. Após a fase de grupos, os classificados avançaram na fase eliminatória, que seguiu para as oitavas, quartas e semifinais, até encontrarem-se na grande decisão.

Xadrez

Concentração e estratégia, assim são as disputas do xadrez que também já definiu os campeões no JEB’s 2021. O Paraná dominou o pódio e foi ouro em todas das categorias disputadas: convencional masculina, convencional feminina e blitz misto. Assim, faturou o título por equipes, tanto no masculino como no feminino.

Santa Catarina ficou com a prata por equipes, também nas duas modalidades. Mato Grosso do Sul faturou o bronze com as meninas e São Paulo garantiu o terceiro lugar com o time de meninos.

Reta final do JEB’s

Nas disputas desta quinta-feira (4), da série Bronze, o Paraná levou o ouro da modalidade feminina de Handebol, enquanto o Espírito Santo levou no masculino. Já na série Cobre, a equipe feminina do Amapá e masculina do Sergipe ficaram com o primeiro lugar.

No Basquete, na Série Bronze masculina, o Mato Grosso venceu o Rio de Janeiro e garantiu o ouro na categoria. No feminino, o Maranhão venceu o Tocantins e conquistou sua vaga no topo do pódio. Já na série Prata, a equipe feminina do Rio Grande do Norte é campeã juntamente com a equipe masculina do Mato Grosso do Sul.

No Taekwondo, a emoção ficou por conta da campeã Eduarda Brandão, da equipe de Pernambuco. “Nem tenho palavras pra descrever o quanto é gratificante poder treinar e chegar onde eu estou. É incrível, sensacional!”, destacou a estudante-atleta feliz com a conquista do ouro.

No Vôlei de Praia, a dupla do Acre garantiu o ouro ao vencer os adversários do Pará. Hoje ainda acontecem mais jogos e decisão no Vôlei, Futsal e Basquete, entre outras disputas. O encerramento oficial das competições será na sexta-feira (5).

Jogos Escolares Brasileiros

A principal competição desportiva escolar brasileira foi retomada após 17 anos. Nesta edição de 2021, cerca de seis mil alunos, entre 12 e 14 anos, participam das competições no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. As atividades acontecem nas mesmas instalações que foram usadas nos Jogos Olímpios e Paralímpicos de 2016.

Organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, os jogos escolares receberam o incentivo de R$ 17,9 milhões do Governo Federal. Os recursos foram destinados para custear transporte, hospedagem e alimentação das delegações, além de materiais esportivos e contratação de equipe técnica.

Fonte: Gov.br

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!