Feriado sem ou com barreiras em Saquarema

blank
Barreira Sanitária em Saquarema. Crédito: Luiz Camões/Saquarema TV

De acordo com a última atualização, com os dados oficiais da Prefeitura de Saquarema em seu painel Covid-19, não existem leitos disponíveis para enfermaria ou UTI no Município, chegando a sua ocupação máxima.

Existe uma variação entre casos e atendimento ao decorrer dos meses, notamos que em finais de semana com sol forte a ocorre o aumento de turistas na cidade, em consequência o surgimento de novos casos em até 10 dias, estes fatos ocorreram em todos os feriados que tivemos neste ano.

Em Março, a Prefeitura contava com seis (6) leitos disponíveis para UTI exclusivos para internação da Covid-19, no dia 1º de abril esse número dobrou para doze (12), tendo atualmente um total de quatorze (14) para tratamento. Hoje, 30 de maio, todos os leitos de UTI e enfermaria para a Covid-19 estão ocupados.

coronavirus.saquarema.rj.gov.br – 30/05/21 10:30

Com as informações de que 100% dos leitos estão ocupados, feriado se aproximando e a cidade já conta neste sábado (29), com um aumento significativo de carros, entra a dúvida sobre como será o Feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (03/06), ou melhor; como será daqui a 10 dias após o feriado.

O mapa de risco, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Governo do Estado do Rio de Janeiro) em seu site, mostra o aumento de risco na região, passando de amarelo (risco baixo) para laranja (risco moderado) em 7 dias. O site destaca em seu subtítulo a questão da Baixada Litorânea: “Cenário epidemiológico piora nas regiões da Baixada Litorânea e Centro-Sul”

https://www.saude.rj.gov.br/noticias/2021/05/mapa-de-risco-covid-19-estado-do-rio-de-janeiro-esta-em-bandeira-laranja

População

De acordo com a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o  Município de Saquarema [2020] conta com uma população de 90.583 pessoas.

cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/saquarema/panorama – 30/05/21 11:12

Em observação às informações do Instituto Butantan, o indivíduo está de fato imunizado após alguns dias da aplicação da segunda dose.

https://butantan.gov.br/noticias/quanto-tempo-demora-para-adquirir-imunidade-apos-tomar-a-vacina-contra-a-covid-19

A Prefeitura de Saquarema divulgou o número da segunda dose (D2) aplicada aos moradores, o que totaliza 10,42% da população devidamente imunizada.

Com as informações encontradas em sites oficiais e disponibilizadas, somando a condição de mais um feriado chegando, vemos a possibilidade de cidade cheia, mercados lotados, pessoas sem a utilização de máscaras ou cuidados com o afastamento social. Este cenário, de acordo com diversos especialistas, é propício para a propagação da Covid-19. Isso sem contar ao fato que os leitos de UTI e enfermaria destinados a Covid-19 estão todos ocupados e que 12,70% da população local está devidamente imunizada, temos uma pergunta:
No feriado, podemos ter o acesso irrestrito a cidade ou não?

Só na cidade do Rio de Janeiro, em 24 horas, de acordo com o Painel Rio COVID-19 da própria Secretaria de Saúde do Município, foram 3.021 novos casos confirmados.

https://experience.arcgis.com/experience/38efc69787a346959c931568bd9e2cc4

Nestes últimos dias, tivemos grandes perdas em nossa cidade, desde moradores, comerciantes e religiosos.

No feriado, podemos ter o acesso irrestrito a cidade ou não?

 

Por Luiz Camões
Revisão: Wanessa Brand

A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Portal Saquarema TV e do autor. Para uso de arquivos de vídeo ou fotos devem ser creditadas com o nome do  proprietário citado na matéria e Saquarema TV

=========
Quer informar um evento, pessoas e/ou animais desaparecidos ou o que acontece no seu bairro, na sua rua?
Envie para o whatsapp (21) 99887-0188
https://wa.me/5521998870188

Grupo (Whatsapp) exclusivo para recebimento de notícias Saquarema TV:
https://chat.whatsapp.com/EpvPgx59xaMGhG4QkqSIRY

Grupo (Telegram) exclusivo para recebimento de notícias Saquarema TV:
https://t.me/saquarematv

=========

#saquarema #saquarematv #regiaodoslagos #comunidade #turismo #cultura #arte #trabalho #segurança #saqua #saquatv #riodejaneiro #lindapornatureza

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!