Governo Federal lançou Observatório Nacional de Turismo — Português (Brasil)

blank

Dados são cruciais para subsidiar políticas públicas, programas e ações para o setor de Turismo. Pensando nisso, o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, lançou na segunda-feira (08/11), o Observatório Nacional de Turismo. O espaço, desenvolvido pela Coordenação-Geral de Dados e Informações, reúne informações trabalhadas pelo ministério e apresenta-as aos usuários por meio de publicações, painéis, indicadores e anuários estatísticos.

Acesse o Observatório

A grande novidade são os painéis interativos, que trazem dois perfis de consulta: “Ocupações formais do setor de turismo no Brasil” e “Perfil socioeconômico das ocupações do setor de turismo no Brasil”. O primeiro, por exemplo, possibilita que os dados sejam filtrados por atividade do setor, ano, região e obtenha informações como o número de trabalhadores formais, a remuneração média do turismo e o cenário em cada uma das regiões do país.

“Esse Observatório é resultado de um intenso trabalho do Ministério do Turismo em fornecer uma radiografia de como está organizado o setor do turismo em nosso país, possibilitando que consigamos colocar em prática ações que desenvolvam nossa atividade. Especialmente nesse pós-pandemia, onde sabemos que nosso país tem o maior potencial entre as grandes nações”, afirmou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

O espaço ainda disponibiliza acesso aos resultados das sondagens empresariais que vêm sendo desenvolvidas pelo ministério. O objetivo é avaliar o desempenho de segmentos do setor, reunindo informações para monitoramento de indicadores como número de empregados, faturamento das empresas e demanda por serviços. Os dados são fundamentais para traçar o cenário que vive o segmento após o início da recuperação das atividades turísticas no país.

Outra novidade é a possibilidade de o usuário ter acesso aos observatórios de turismo existentes no Brasil. Também está disponível para consulta a série histórica de anuários estatísticos e demandas turísticas, além da revista “Dados e Informações”, disponível na íntegra.

Com informações do Ministério do Turismo

Fonte: Gov.br

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!