Inscrições abertas para curso online sobre práticas responsivas na primeira infância — Português (Brasil)

blank

Para contribuir para que crianças até seis anos de idade tenham um bom desenvolvimento sensorial e cognitivo, a secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (SNAPI) do Ministério da Cidadania elaborou o curso “Interações Responsivas para a Aprendizagem”. A qualificação tem inscrições abertas até o dia 20 de outubro. Todo o processo é online, oferecido pela plataforma de educação a distância Capacitação Cidadania. (link)

O curso foi elaborado por uma equipe brasileira-canadense na Universidade de Toronto, no Canadá, em parceria com a SNAPI e adaptado para a oferta pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI). É destinado a colaboradores do programa Criança Feliz, como multiplicadores estaduais, supervisores municipais e visitadores domiciliares. Também tem foco em gestores e técnicos da assistência social, como servidores de CRAS e CREAS, além dos demais atores que atuam em políticas voltadas para a primeira infância e do público em geral.

“A qualidade das interações na primeira infância é a base para a saúde mental na vida adulta. A metodologia do curso de interações responsivas foi criada para auxiliar os visitadores do Criança Feliz ao tratarem com os pais e cuidadores sobre a importância das interações para o desenvolvimento no que concerne aos aspectos cognitivos para a aprendizagem”, afirmou a secretária nacional de Atenção à Primeira Infância, Luciana Siqueira.

É por meio das práticas responsivas que o desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais necessárias para o sucesso escolar das crianças é trabalhado. É importante, por exemplo, ouvir e observar interesses da criança e estimulá-los, em vez de redirecioná-los. Essa atitude reforça a capacidade de aprendizagem e a cognição da criança de forma autônoma e protagonista.

O curso tem o objetivo de desenvolver a compreensão dos profissionais e demais participantes sobre essas interações sensíveis e estimulantes, além de aumentar sua capacidade de orientar os cuidadores e pais. “Os profissionais poderão desenvolver sua compreensão sobre as práticas nas interações responsivas e também orientar os cuidadores e pais da melhor forma, para promover o desenvolvimento socioemocional e cognitivo das crianças na aprendizagem”, afirmou a Coordenadora-Geral de Disseminação da SAGI, Amaliair Cristine Atallah.

Atualmente, a plataforma de Capacitação Cidadania oferece 35 cursos e diversos tutoriais em temas como primeira infância, assistência social, entre outros. A periodicidade da oferta é bimestral, nos meses de janeiro, março, maio, julho, setembro e novembro. No âmbito do Programa Criança Feliz, os cursos disponíveis são:

  1. Curso Básico do Programa Criança Feliz
  2. Curso a Promoção do Desenvolvimento Infantil e o PCF
  3. Programa Criança Feliz – Conhecendo a Família e a Comunidade
  4. Criança Feliz Planejamento de ações
  5. Criança Feliz Dialogando com as famílias
  6. Curso Planejamento e Implementação de Políticas Públicas de Desenvolvimento da Primeira Infância

 

Com informações do Ministério da Cidadania

Fonte: Gov.br

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!