Ministério da Saúde abre inscrições para selecionar iniciativas voltadas a pessoas com deficiências — Português (Brasil)

blank

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, vai reconhecer o trabalho de equipes de saúde que atuam em estados e municípios no cuidado a pessoas com deficiências. Estão abertas até 20 de outubro as inscrições para edital que seleciona iniciativas inovadoras na compõem a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

O edital foi publicado na terça-feira (21) pelo Departamento de Atenção Especializada e Temática da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário.

Todos os detalhes estão no Edital, clique aqui e saiba mais.

Para participar do Prêmio 10 Anos do Plano Viver Sem Limite, as equipes de saúde devem produzir um vídeo, com até 10 minutos de duração, que apresente uma experiência inovadora na rede de atenção à saúde dentro das seguintes linhas temáticas:

  • Detecção Precoce da Deficiência

  • Reabilitação Precoce da Criança com Deficiência (deficiência congênita)

  • Reabilitação Precoce dos casos de deficiência adquiridas

  • Qualificação do SUS

  • Linhas de cuidado e humanização

  • Acesso e Regulação

  • Organização da rede durante a pandemia, considerando o cuidado à pessoa com deficiência

  • Reabilitação pós-covid.

Serão duas etapas de avaliação. Os vídeos classificados para a segunda etapa serão disponibilizados na página oficial e nas redes sociais do Ministério da Saúde. Por fim, serão reconhecidas as cinco melhores iniciativas, que serão homenageadas em evento no Ministério da Saúde com transmissão ao vivo.

Um Comitê, formado por representantes do Ministério da Saúde e convidados, irá avaliar as experiências, levando em conta critérios como: capacidade de melhoria de acesso, independência, autonomia e inclusão, criatividade, alinhamento às políticas de saúde e capacidade de resposta a momentos de crise.

 

Viver sem Limites

Há 10 anos, o Ministério da Saúde criou o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência para garantir acesso, inclusão, acessibilidade, saúde e cuidados à pessoa com deficiência. Ao longo desta década, investiu-se em ações estratégicas para identificação precoce da deficiência, diagnóstico, tratamento e reabilitação.

Para celebrar o aniversário do Plano Viver Sem Limites, o Ministério da Saúde lança um edital de Boas Práticas no SUS para reconhecer o trabalho de equipes de saúde que atuam nos estados e municípios e compõem a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

Com informações do Ministério da Saúde

 

Fonte: Gov.br

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!