NOTA DE REPÚDIO CONTRA A LIBERDADE DE IMPRENSA EM SAQUAREMA

blank
Nota de Repúdio contra a nota emitida pela Prefeitura de Saquarema

Nesta segunda-feira (10) no período noturno, a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Saquarema emitiu o seguinte comunicado:

Comunicado postado na rede social da Prefeitura de Saquarema.
Créditos: Prefeitura de Saquarema

No texto, nota-se o incômodo com a nossa postagem Aulas Presenciais poderão ser suspensas por prazo indeterminado em Saquarema realizada horas antes.

Mesmo realizando contato com a Secretaria de Comunicação, não fomos informados se era verídica a informação, apenas uma simples frase informando: “Um comunicado será emitido oficialmente pela Prefeitura para ciência da população.” Podemos entender que ignoram a imprensa?

Fomos a primeira e única imprensa a noticiar a “possibilidade” de suspensão das aulas, mesmo ciente que a informação era verídica. Zelamos pelo profissionalismo, e aguardamos o retorno de uma nota oficial de acordo com a solicitação por e-mail para que uma nova matéria fosse realizada, confirmando a “suspeita”, como toda e qualquer relação com a Secretaria de Comunicação em prol do bom relacionamento com a imprensa teria realizado.

Mais uma vez, o portal Saquarema TV tenta cumprir seu papel com profissionalismo, seriedade e apuração dos fatos, como todo e qualquer jornalista, apuração que é um mecanismo criado para que esta “ponte” seja realizada entre governos, instituições, empresas, imprensa e população, visando os interesses e o bom nome da gestão atual. Ter este relacionamento saudável, facilita a divulgação de projetos e benfeitorias, mas podemos perceber que não existe este interesse entre governo e imprensa, ou não existe interesse com parte dela.

A melhor ligação entre governo e população, é a informação, e este é papel fundamental do jornalista. Ignorar a imprensa local, é vetar a população de escolher e ter liberdade das informações que devem ser públicas quando solicitadas e não atacadas em notas posteriores.

Independente da relação que este editorial tenha com a atual Secretaria de Comunicação  após esta fatídica nota por parte de quem deveria zelar pelos interesses do governo, informamos aos saquaremenses e quem deseja conhecer e investir na região, que continuaremos buscando e relatando a realidade, o orgulho, os projetos e benefícios em investir no Município de Saquarema.

Não produzimos boatos ou Fake News “infundadas”, uma vez que fake news é algo infundado.

Muitos governos possuem problemas com a imprensa, não por falta de trabalho desenvolvidos ou má gestão, mas por problemas de gerenciamento com aqueles que deveriam tratar com profissionalismo.

No que tange especificamente à liberdade de imprensa, a Constituição é expressa: “nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, incisos IV, V, X, XIII e XIV” (art. 220, § 1º)

Por Luiz Camões – Jornalista e Redator-chefe do Portal Saquarema TV

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!