O maior iceberg do mundo, se desprende na Antártida

blank
Imagem: Agência Espacial Europeia

Um pedaço de gelo flutuante com três vezes o tamanho da cidade de São Paulo está solto. O iceberg A-76 se desprendeu do lado oeste da plataforma de gelo de Filchner-Ronne, que fica no mar de Weddell, na Antártida, nos últimos dias, informou a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

As imagens do enorme iceberg foram capturadas pelo satélite Sentinel-1, do programa de observação Copernicus, e divulgadas pela ESA nesta quarta-feira (19). De acordo com a agência, o pedaço de gelo mede 4.320 quilômetros quadrados, com cerca de 170 quilômetros de comprimento por 25 quilômetros de largura.

O tamanho faz do novo iceberg o maior do mundo, ao roubar o lugar do A-23A, que tem aproximadamente 3.880 quilômetros quadrados, também localizado no mar de Wenddell. A ESA comparou, na imagem, o A-76 à Ilha de Mallorca, na Espanha que tem uma área de 3.640 quilômetros quadrados.

De acordo com a agência europeia, quem avistou o A-76 pela primeira vez foi o oceanógrafo polar Keith Makinson, integrante do Centro Britânico de Pesquisas Antárticas, na semana passada. O Instituto Nacional do Gelo dos Estados Unidos confirmou o desprendimento do iceberg usando as imagens do satélite.

Veja a matéria completa no site Olhar Digital

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Portal Saquarema TV e do autor. Para uso de arquivos de vídeo ou fotos devem ser creditadas com o nome do  proprietário citado na matéria e Saquarema TV

=========
Quer informar um evento, pessoas e/ou animais desaparecidos ou o que acontece no seu bairro, na sua rua?
Envie para o whatsapp (21) 99887-0188
https://wa.me/5521998870188

Grupo (Whatsapp) exclusivo para recebimento de notícias Saquarema TV:
https://chat.whatsapp.com/EpvPgx59xaMGhG4QkqSIRY

Grupo (Telegram) exclusivo para recebimento de notícias Saquarema TV:
https://t.me/saquarematv

=========

#saquarema #saquarematv #regiaodoslagos #turismo #cultura #arte #comunidade #trabalho #resgate #segurança

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!