Com ressaca, “Mar de espuma” invade parte do Centro de Saquarema

blank
Via whatsapp por leitores

Um “mar de espuma” toma conta da Praça do Coração em Saquarema na noite de quarta-feira (30).

Este fenômeno é comum em Saquarema para a época do ano, em muitos casos, acontece após o nível do mar subir e ultrapassar a faixa de areia da orla.

Não deixe de seguir nossa página no Instagram, @saquarematv

Como ocorre esse fenômeno?

A principal causa é a alta concentração de partículas orgânicas, ou seja, decomposição de algas, vegetais marinhos ou terrestres, resíduos fecais ou materiais e compostos semelhantes.

À medida que a água do mar agita e quebra as ondas na costa, agentes espumantes ou surfactantes retêm o ar. Segundo um relatório da Agência Catalã de Águas (ACA) “presença de surfactantes derivados da degradação da matéria orgânica encontrada naturalmente no ambiente marinho”. Então, com essas substâncias são formadas bolhas, que neste caso se aderem através da tensão superficial do novo composto. Essa ação ocorre repetidas vezes para formar a imagem tão incrível que parece típica de um filme de ficção científica.

Por Luiz Camões 
Fotos: Via whatsapp por leitores

A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Portal Saquarema TV e do autor. Para uso de arquivos de vídeo ou fotos devem ser creditadas com o nome do  proprietário citado na matéria e Saquarema TV

=========
Quer informar um evento, pessoas e/ou animais desaparecidos ou o que acontece no seu bairro, na sua rua?
Envie para o whatsapp (21) 99887-0188
https://wa.me/5521998870188

Não deixe de seguir nossa página no Instagram, @saquarematv

=========

#saquarema #saquarematv #regiaodoslagos #comunidade #turismo #cultura #arte #trabalho #segurança #saqua #saquatv #riodejaneiro #rio #lindapornatureza

 

 

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!