Secretaria de Saúde de Saquarema realiza capacitação de professores desobedecendo protocolo de segurança.

blank
Foto: Prefeitura de Saquarema

A Prefeitura de Saquarema, em postagem em sua rede social nesta quinta-feira (04) disponibilizou a seguinte matéria:

Imagem retirada da página oficial da Prefeitura de Saquarema em rede social – 04/03/21

“…Por meio da Secretaria de Saúde, iniciou, nessa quinta-feira, a capacitação de coordenadores, inspetores escolares, líderes de merendeiras e auxiliares de serviços gerais da rede pública de Educação, sobre a prevenção do Covid para retorno às aulas presenciais. O objetivo é instruir as boas práticas de manipulação de alimentos e higienização escolar contra a COVID-19.

A capacitação, ministrada pela equipe de Promoção da Saúde, servirá para que as equipes multipliquem as boas ações e práticas para os demais funcionários da rede municipal de educação.”

Imagem: Ministério da Educação – Cartaz Digital – Atualizado em 01/07/2020 14h39

Nota do Redator:
Parabenizamos a Prefeitura pela a realização de um curso que possibilite aos profissionais o entendimento da nova realidade e de como proceder com aqueles que estão sob seus cuidados. Porém, é de grande preocupação a ementa do curso e como foi lecionada, uma vez que o protocolo de segurança determina que o ambiente tenha janelas abertas para facilitar a circulação do ar como iremos conferir em seguida.

Apesar da Secretaria de Saúde de Saquarema estar seguindo os protocolos de vacinação do Governo Federal, a mesma Secretaria não observou ou se observou, não seguiu a Cartilha de Biossegurança na íntegra.

Salas de Aula e Auditórios:
– Utilizar máscaras;
– Aferir a temperatura na entrada das salas e auditórios;
– Disponibilizar frascos com álcool em gel 70%;
– Garantir o distanciamento social, respeitando a distância
– mínima de 1,5m (um metro e meio); entre mesas e cadeiras;
– Manter os ambientes ventilados (janelas e portas abertas);
– Manter a limpeza das salas e auditórios a cada troca de turma.

Imagem: Internet/MEC – Cartilha de Biossegurança. Página 13 – 04/03/21 às 22:17Fonte: Ministério da Educação / Cartilha de Protocolos de Biossegurança.

Portal da transparência:
Buscamos na página referente ao portal da transparência da Prefeitura Municipal de Saquarema, o decreto que direcionasse as questões de biossegurança para o retorno das aulas presenciais, e descobrimos que não existe nenhum protocolo Municipal referente a esta questão no portal supracitado.
https://transparencia.saquarema.rj.gov.br/legislacao/decretos-covid-19/

Não buscamos criar ideologias contra o retorno as aulas, muito menos denegrir o trabalho de diversos profissionais, mas precisamos cumprir o papel de imprensa em observar, relatar e construir meios para que situações semelhantes não venham ocorrer em breve, e que todos os protocolos sejam respeitados para o bem de todos.

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!