Segundo dia de provas apresenta 70% de taxa de comparecimento — Português (Brasil)

blank

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizado no último domingo (28/11), em todo o país, nas versões impressa e digital. Cerca de 70,01% dos 3,1 milhões de inscritos compareceram para o certame e resolveram as avaliações de matemática e ciências naturais – física, química e biologia. A taxa de abstenção ficou em 29,99%, dentro da média da série histórica, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A prova foi aplicada em 1.747 municípios, cerca de 58 mil malotes foram entregues a 10.600 locais de prova em tempo recorde, de acordo com o presidente dos Correios, Floriano Peixoto. “Nessa segunda fase do exame nós batemos um recorde. Nós distribuímos, entregamos as provas que estavam nas unidades de armazenamento até os locais de execução em 2 horas e 41 minutos, os senhores dimensionem como isso foi rápido?”, ressaltou.

Durante coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (29/11), o ministro da Educação Milton Ribeiro se mostrou satisfeito com o resultado da aplicação das provas. “A educação brasileira saiu ganhando e saiu ganhando porque, como era o previsto e nós havíamos dito, a questão do Enem haveria de ter toda seriedade, toda transparência e toda a competência que é própria dos servidores do MEC e também dos Correios e da nossa Polícia Federal”, destacou.

Segurança

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a segunda fase do exame apresentou baixo número de ocorrências policiais e nenhuma intercorrência grave. Foram registradas duas tentativas de uso de ponto eletrônico, quatro mandados de prisão, sete prisões, além de 72 ocorrências de perturbação do sossego público.

“Nós tivemos um acompanhamento com o Inep a todo o tempo, antes, durante e agora após o Enem evitando qualquer tipo de vazamento ou infiltração. Na visão da Polícia Federal a lisura e a correção do certame elas são claras”, afirmou o coordenador-geral de repressão a crimes fazendários da Polícia Federal, delegado Cléo Mazzotti.

Reaplicação

Quem não compareceu para a realização do exame, por questões de saúde ou outras situações, poderá solicitar a reaplicação por meio da Página do Participante [Link: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/] até o dia 3 de dezembro. No momento da solicitação, será necessário anexar documentação que comprove a condição que ocasionou a ausência.

O participante que tiver a documentação aprovada poderá participar da reaplicação, que ocorrerá nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. Nessas datas, o Inep também aplicará o exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) e para os participantes que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada às pessoas isentas da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020.

O Inep deve divulgar os gabaritos do Enem 2021 até 1º de dezembro, conforme previsto em edital. O resultado das provas sai no dia 11 de fevereiro.

Fonte: Gov.br

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!