“Superpedido” de impeachment contra Bolsonaro é apresentado na Câmara

blank
Apresentado p "superpedido" de impeachment de Bolsonaro. Foto: Agência Brasil

Confira na íntegra o “Superpedido” de impeachment que unifica os 123 pedidos apresentados à Câmara.

Nesta quarta-feira (30) foi protocolado, em 271 páginas o “superpedido”, listando 23 tipos penais, que seriam supostamente os crimes de responsabilidade cometidos por Bolsonaro.

Entre eles estão a acusação de

  • cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira;
  • de atentar contra o livre exercício dos Poderes Legislativo e Judiciário e dos Poderes constitucionais dos Estados;
  • de cometer crime contra a segurança nacional, ao endossar manifestações que conclamavam a intervenção militar, a reedição do AI-5 e o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal;
  • de interferir indevidamente na Polícia Federal para a defesa de interesses pessoais e familiares;
  • de agravar a pandemia com práticas negacionistas e agressões ao direito à saúde;
  • entre outros.

No documento, cita por exemplo depoimentos do servidor Luis Ricardo Miranda, do Ministério da Saúde, e do irmão dele, o deputado Luis Miranda (DEM-DF), à CPI do Senado.

O pedido também incluiu entrevista do representante da empresa Davati Medical Supply no Brasil, Luiz Paulo Dominguetti Pereira, que afirmou em entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo” ter recebido do diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, um pedido de propina de US$ 1 por dose de vacina em troca da assinatura de um contrato.

Entre os signatários do pedido estão ex-aliados do presidente, como os deputados Alexandre Frota (PSDB-SP) e Joyce Hasselman (PSL-SP).

Leia na íntegra o documento apresentado.

superpedido impeachmentFINAL by Lourenço Flores

O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), destacou que, em condições normais, não estaria no mesmo palanque de diversos partidos de esquerda, mas ressaltou que é um momento que une partidos de direita, de centro e de esquerda.

“É um pedido de impeachment que possui uma causa legítima, para derrubar esse governo que mais promoveu morticídio, genocídio e destruiu a máquina pública para blindar os próprios filhos”, protestou Kataguiri.

A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), que já foi líder do governo no Congresso no primeiro ano do governo Bolsonaro, afirmou que o endosso ao pedido não é uma questão ideológica. Segundo ela, Bolsonaro desmoralizou o Exército e agiu de maneira inacreditável na condução da pandemia.

“Poderíamos ter 200 mil mortos a menos no País se tivéssemos vacina, distanciamento e uso de máscara. Temos uma pessoa que tira máscara de bebezinho. Duzentos mil mortos é o equivalente ao que a bomba atômica matou em Hiroshimna e Nagazaki. Ele jogo duas bombas no País. Quem tem amor por esse País não pode aceitar isso”, disse a parlamentar.

Defesa do governo
O deputado Carlos Jordy (PSL-RJ) afirmou que o governo Bolsonaro é vítima de narrativas falsas construídas diariamente para destruir a imagem do presidente. “O governo tem comprado vacinas, não tem medido esforços para a manutenção dos empregos através de linhas de crédito e de auxílios emergenciais, mas, como não conseguem encontrar nada, nem mesmo casos de corrupção, criam-se narrativas a todo momento para poder respingar no presidente Jair Bolsonaro”, criticou Jordy.

O deputado Bibo Nunes (PSL-RS) afirmou que o pedido apresentado nesta quarta-feira é feito pela oposição, que é contra tudo e a favor de nada, do quanto pior melhor. Segundo ele, esse chamado “superpedido” vai ser desmoralizado. “Pedir o impeachment de Bolsonaro baseado no quê? Com que roupa vem esse pedido? Não tem improbidade. Não tem erro algum do governo. O que tem são falsas acusações, sem fundamento algum”, disse Nunes.

Cabe ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidir se aceita ou não o pedido, e cabe ao Plenário da Casa a decisão sobre a abertura ou não do processo.

A redação do Saquarema TV é isenta nas questões políticas, estamos apresentando apenas os fatos do dia, com todas as fontes e materiais para que nossos leitores tenham acesso ao conteúdo que por muitas vezes é apresentado em partes.
Prezamos por nossa imparcialidade.

Por Luiz Camões
Fonte: Luiz Gustavo Xavier/Lourenço Flores/Agência Câmara de Notícias

A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Portal Saquarema TV e do autor. Para uso de arquivos de vídeo ou fotos devem ser creditadas com o nome do  proprietário citado na matéria e Saquarema TV

=========
Quer informar um evento, pessoas e/ou animais desaparecidos ou o que acontece no seu bairro, na sua rua?
Envie para o whatsapp (21) 99887-0188
https://wa.me/5521998870188

Não deixe de seguir nossa página no Instagram, @saquarematv

=========

#saquarema #saquarematv #regiaodoslagos #comunidade #turismo #cultura #arte #trabalho #segurança #saqua #saquatv #riodejaneiro #rio #lindapornatureza

 

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!