Último dia de disputa dos JEB’s 2021 soma medalhas e garante muita comemoração — Português (Brasil)

blank

Um dia de jogos decisivos, medalhas, pódios e comemorações. Assim foi a quinta-feira (4) dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), no Rio de Janeiro. No último dia de disputas, atletas-estudantes conquistaram as medalhas no basquete, handebol, futsal, vôlei e vôlei de praia.

No vôlei de praia, somente na quinta-feira, 25 jogos foram disputados nas quatro quadras montadas no Parque Olímpico do Rio de Janeiro para definir os campeões das séries ouro, prata, bronze e cobre. Na série ouro, o primeiro lugar na categoria masculina ficou com o Mato Grosso e na feminina, com o Rio de Janeiro.

Com os times do basquete, a bola quicou pela última vez em quadra e a categoria feminina garantiu os primeiros lugares com o Maranhão (série bronze), Rio Grande do Norte (série prata) e São Paulo (série ouro). Já no masculino, conquistaram a primeira colocação Mato Grosso (série bronze), Mato Grosso do Sul (série prata) e Rio Grande do Sul (série ouro).

No handebol, o clima foi de muita animação no pódio com times exibindo as bandeiras de seus estados. Foi o time masculino de São Paulo que ocupou o lugar mais alto do pódio na série ouro e, no feminino, o do Pará.

Nos jogos decisivos do Futsal, São Paulo foi destaque com o primeiro lugar na categoria ouro masculina e feminina. A premiação do vôlei contou com a participação dos embaixadores e campeões olímpicos Giba, Serginho e Hélia Souza, conhecida como Fofão. São Paulo levou a série ouro no masculino e, no feminino, o campeão foi o Rio de Janeiro.

Potencial de transformação do esporte

Os JEB’s 2021 marcaram a vida dos estudantes que participaram das competições e conheceram as perspectivas de futuro que o esporte pode proporcionar. Uma delas é a corredora Nívea Vitória, de 14 anos, que mora em Codó (MA), e teve contato com uma nova realidade.

Ao participar dos jogos, Nívea fez sua primeira viagem de avião, ficou hospedada pela primeira vez em um hotel. Também teve o primeiro contanto com uma pista oficial de atletismo. Em Codó, ela treina numa pista de cimento e em formato quadrado e não oval, como é a oficial.

Ela conta que não sabia nada sobre os JEB’s até ser convidada por um professor para participar. “Vou lhe falar a verdade, eu não sabia de nada, nada, nada. Aí eu estou aqui. Eu me encontrei aqui, pra falar a verdade. O esporte mudou minha vida, o atletismo mudou minha vida, agora muito para melhor e eu vou conseguir tudo o que eu quero. Eu quero mudar a vida da minha mãe e do meu pai. Quero terminar de fazer a casa dela, e é sobre isso”, contou a atleta-estudante.

Números expressivos

Mais de seis mil estudantes-atletas participam das competições dos JEB’s em 17 modalidades. O evento foi aberto no dia 29 de outubro e termina oficialmente nesta sexta-feira (5). A competição é aberta a estudantes de 12 a 14 anos.

Os jogos contabilizaram mais de 180 horas de transmissão, mais de 130 mil refeições servidas e mais de 8 mil passagens aéreas emitidas, de acordo com a organização do evento.

Evento de encerramento

A festa de encerramento das competições aconteceu na noite de quarta-feira (3), no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro. A cerimônia de despedida recebeu centenas de estudantes e profissionais das equipes das delegações e foi palco de convidados e estrelas do esporte nacional. A festa contou com show da banda Melin.

Retomada do esporte escolar

Principal competição do desporto escolar brasileira, os JEB’s voltaram a ocorrer após um intervalo de 17 anos e marcam um momento de retomada do desporto escolar no país. Os jogos são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com o Ministério da Cidadania.

Confira aqui os resultados dos jogos.

Fonte: Gov.br

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!