Veja como funciona a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI) — Português (Brasil)

blank

Falta pouco mais de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, previstas para 21 e 28 de novembro deste ano. Todos os anos, os participantes aguardam ansiosamente as datas do exame e, depois, a divulgação dos calendários e das notas. No Enem, a correção das provas e a consequente pontuação do estudante utilizam uma metodologia chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Para ajudar os participantes e o público em geral a entender como funciona a TRI, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preparou um guia que explica, passo a passo, como é feito esse cálculo. “A TRI é um conjunto de modelos matemáticos que busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características (parâmetros) dos itens”, esclarece o documento.

Em outras palavras: a nota do Enem não leva em consideração apenas a quantidade bruta de erros e de acertos: a TRI considera a particularidade de cada questão da prova. Isto significa que duas pessoas com a mesma quantidade de acertos e de erros podem ter notas diferentes, pois tudo depende de quais foram as questões acertadas ou erradas. O peso de cada item no cálculo total leva em conta três variáveis, chamadas parâmetros:

1.Parâmetro de discriminação: poder que cada questão possui de diferenciar participantes que dominam a habilidade avaliada daqueles que não dominam.

2.Parâmetro de dificuldade: quanto mais difícil a questão, maior seu valor.

3.Parâmetro de acerto casual: probabilidade de um participante acertar a questão no “chute”, sem necessariamente ter domínio do tema.

Para entender a fundo como é o cálculo da nota do Enem com a TRI, acesse, na íntegra, o guia do Inep.

Com informações do Inep

 

Fonte: Gov.br

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!