Canal de acesso a serviços públicos, plataforma gov.br tem níveis diferentes de cadastro — Português (Brasil)

blank

A plataforma gov.br é o canal unificado de acesso a serviços do Governo Federal, como consulta à Carteira Nacional de Habilitação, ações sobre aposentadoria do INSS e serviços do SUS. Para ter acesso, é preciso se cadastrar. E são três os tipos de cadastro: bronze, prata e ouro. Cada um deles requer níveis de segurança diferentes e demandam coletas de dados distintas.

Quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, em bases da Justiça Eleitoral ou via certificado digital, por exemplo, maior o nível da conta.

A identidade digital Bronze é a mais simples na qual o usuário é automaticamente enquadrado ao fazer o seu cadastro na plataforma. Ela não implica coleta de dados sensíveis do cidadão, mas não permite acesso a todas as funcionalidades da plataforma. Com esse nível, é possível fazer assinaturas simples, acessar serviços como a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e obter a Carteira de Trabalho Digital.

As identidades Prata ou Ouro permitem ao usuário fazer a assinatura avançada, que exige maior garantia quanto à autoria, incluindo as interações eletrônicas com os entes públicos com informações protegidas por grau de sigilo.

A Prata é quando o usuário faz o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação pela Secretaria Nacional de Trânsito ou realiza a validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado. Nesse nível é possível, por exemplo, ter a declaração do Imposto de Renda pré-preenchida automaticamente.

E a Ouro é quando é feito o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral ou realiza a validação dos seus dados com certificado digital compatível com o ICP-Brasil. Um exemplo de serviço acessado nessa modalidade é a prova de vida do INSS.

A conta para acesso ao gov.br pode ser criada aqui

Governo Digital

A digitalização de serviços públicos faz parte da Estratégia de Governo Digital que, para o período de 2020 a 2022, está organizada em objetivos que nortearão a transformação do Governo por meio de tecnologias digitais, buscando oferecer políticas públicas e serviços de melhor qualidade, mais simples, acessíveis a qualquer hora e lugar e a um custo menor para o cidadão.

 

Fonte: Gov.br

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!