ESG promove IX Seminário Internacional da Associação dos Colégios de Defesa Ibero-Americanos — Português (Brasil)

Author:

Category:

spot_img

Do dia 23 de maio a 7 de junho, a Escola Superior de Guerra (ESG) promove o IX Seminário Internacional da Associação dos Colégios de Defesa Ibero-Americanos (ACDIA), cujo tema é “Diplomacia de Defesa”. No contexto do Bicentenário da Independência do Brasil, o seminário está sendo realizado no formato virtual e tem o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e o diálogo sobre os estudos da paz, Defesa e Segurança no âmbito mundial.

Fruto da parceria com instituições nacionais e internacionais, o evento conta com a participação de especialistas representantes da Academia Nacional de Estudios Políticos y Estratégicos, do Chile; do Colégio de Altos Estudios Estratégicos, de El Salvador; do Centro Superior de Estudios de la Defensa Nacional, da Espanha; do Instituto da Defesa Nacional, de Portugal; e do Centro de Altos Estudios Nacionales, do Uruguai.

Nesta segunda-feira (23), foi realizada a abertura do Seminário na ESG, com a conferência inaugural do Secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Ministério de Relações Exteriores, Embaixador Paulino Franco de Carvalho Neto.

Durante as duas semanas de evento, cerca de 800 inscritos, de 13 diferentes países, terão acesso a 9 conferências com tradução simultânea nos idiomas espanhol e português. As palestras abordam a importância da diplomacia nos cenários que se apresentam no século XXI, definições sobre a diplomacia de defesa e sua aplicação, além de diferentes visões a respeito dos conceitos abordados.

Sob coordenação geral do Centro de Estudos Estratégicos Marechal Cordeiro de Farias (CEECF) da ESG, o evento destina-se aos membros da ACDIA, acadêmicos, profissionais e técnicos brasileiros e, ainda, à comunidade ibero-americana – envolvendo integrantes das Forças Armadas, das Forças de Segurança, além de civis de organizações públicas e privadas.

 

BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

Como forma de celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil, a ESG programou uma série de atividades para rememorar a trajetória do país ao longo dos 200 anos. Dentre elas, além do IX Seminário da ACDIA, pode-se destacar os Seminários “Brasil 200 Anos” e “Reflexões sobre os Estudos de Defesa”, realizados em abril deste ano.

Para os dias 27 de agosto a 04 de setembro de 2022, a ESG conta com mais um evento internacional alusivo aos 200 anos da Independência: a XXIII Conferência dos Diretores de Colégios de Defesa Ibero-Americanos (CDCDIA). A CDCDIA apresenta-se como um fórum inter-regional que envolve países da Europa e das Américas, visando à aproximação entre estabelecimentos de ensino dedicados ao tema da Defesa Nacional.

 

Fonte: Gov.br

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!

Read More

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

%d blogueiros gostam disto: