Quem não conseguiu uma vaga no ensino público superior na chamada regular do Sistema de Seleção Unificado, terá uma nova chance. Começa nesta quarta-feira (06/07) as inscrições para a lista de espera da segunda edição do Sistema de Seleção Unificado 2022. O candidato deve manifestar o interesse até o dia 18 de julho no Portal Acesso Único, do Ministério da Educação.

O resultado da segunda chamada regular deste ano para o Sistema de Seleção Unificado também será divulgado nesta quarta-feira no site Acesso Único.

Ao se inscrever no Sistema de Seleção Unificado, o candidato pode escolher até duas opções de curso. Pode participar da lista de espera quem não foi selecionado na chamada regular em nenhuma das opções escolhidas. Para a lista de espera, o candidato deve indicar uma única formação desejada. O Ministério da Educação alerta o estudante a ficar atento para concluir todo o processo até o final, incluindo a nova escolha de curso.

Cabe às instituições de ensino superior convocarem os selecionados para efetuarem a matrícula, a partir do dia 25 de julho. As instituições informarão os dias, horários e locais de atendimento, assim como a documentação necessária para efetivar a matrícula. Os candidatos são os responsáveis por acompanhar o andamento da convocação junto à instituição.

Ao todo, 65.932 vagas serão preenchidas em 73 instituições públicas de ensino superior.

O que é o Sistema de Seleção Unificado

É o sistema informatizado do Ministério da Educação no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.

Para participar do Sistema de Seleção Unificado o candidato deve ter feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio, obtido nota superior a zero na prova de redação e não ter se declarado treineiro ao realizar a prova.

Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicadas no ato de inscrição no Sistema de Seleção Unificado de acordo com a melhor classificação de nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio.

Fonte: Gov.br

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!