UFRJ e CETEM elaboram documentário sobre as rochas do Rio de Janeiro — Português (Brasil)

blank

Está sendo filmado na cidade do Rio de Janeiro o documentário denominado “As rochas nos contam: monumentos pétreos da Cidade do Rio de Janeiro desde o Brasil Colônia ao Modernismo”. Trata-se de um vídeo de divulgação científica sobre as rochas naturais do patrimônio histórico da Cidade Maravilhosa.

 

comemoracao-bicentenario-UFRJ-CETEM.jpg

 

As gravações acontecem nas ruas e principais monumentos da cidade, incluindo: Convento Santo Antônio, Museu Sacro Franciscano, Mosteiro de São Bento, Paço Imperial, Igreja de Nossa Senhora da Candelária, Theatro Municipal, Palácio da Fazenda, Real Gabinete Português de Leitura, Museu Histórico Nacional, Arquivo Nacional, Museu do Amanhã, Museu de Ciências da Terra e Cais do Valongo. Espera-se, ainda, gravar no Cristo Redentor, Convento do Carmo, Palácio Capanema e Fortaleza de São João.

O roteiro do filme baseia-se no Capítulo 16 – Cidade Maravilhosa: Passado e Presente Contados nas Rochas do Patrimônio Histórico, do intitulado Patrimônio em Pedra lançado pela  Universidade de São Paulo – USP, em 2021. Clique aqui para acessar o livro. 

O trabalho, que está sendo desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e CETEM, com recursos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), tem o objetivo de mudar a forma como se observa o rico patrimônio pétreo da cidade, interligando a história da Terra à história e cultura brasileiras. Os recursos são oriundos do edital de “Apoio à Editoração Bicentenário Independência/Centenário Semana de Arte Moderna – 2021”.

 

 

O lançamento do documentário está previsto para o segundo semestre de 2022, em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil.

Saiba mais sobre o documentário:

– Coordenação do projeto: professora Kátia Leite Mansur, do Departamento de Geologia da UFRJ e diretora do Museu da Geodiversidade/UFRJ.

– Equipe do projeto: Nuria Castro, pesquisadora do Laboratório de Conservação e Alterabilidade de Materiais de Construção (LACON/CETEM); Catherine Gallois, arquiteta (UERJ); Jeanne Cordeiro, arqueóloga (Laboratório de Arqueologia Brasileira); Felipe Abrahão Monteiro, geólogo (UFRJ); e colaboradores do LACON/CETEM.

– Produção: Periscópio Filmes.

Fotografias: Equipe do projeto.

 

Fonte: Gov.br

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do SaquaremaTV em seu e-mail, é de graça!